Vitamina D (e outras vitaminas) ajudam na imunidade?

Atualizado: Abr 11

Com a atual pandemia COVID-19, causada pelo corona vírus, muitos pacientes procuram formas de prevenção e de melhorar o sistema imune. De modo geral micronutrientes e vitaminas em níveis adequados são fundamentais para o organismo e para o bom funcionamento do sistema imunológico.


Vitamina D3 ou colecalciferol, é um hormônio esteroide, que atua no núcleo da célula para desempenhar suas funções, entre elas, a cuidar do metabolismo do cálcio no nosso organismo.

Dificilmente encontraremos vitamina D em quantidades adequadas nos alimentos, e por isso a exposição à luz solar é a principal forma de produzir vitamina D.

A REPOSIÇÃO de vitamina D, bem como a correção de outras deficiências vitamínicas, está indicada para todos os pacientes com alguma deficiência vitamínica, em especial naqueles pacientes em grupos de risco para doenças osteometabólicas.

Recomendação de doses suprafisiológicas de vitamina D, até o momento, não está validada ou indicada para melhorar o sistema imune, portanto cuidado com o que vendem por ai!


Evite a automedicação, e procure sempre seu médico de confiança para recomendar tratamentos.


O endocrinologista é o profissional capacitado para tratar condições associadas à carência de vitamina D. Agende uma consulta hoje mesmo!




0 visualização

(61) 99151-2661

CliniClass | Q 714/914 Ed. Talento, sl 318 - Asa Sul, Brasília/DF | CNPJ 24.314.011/0001-04 | ©2020 by Ivan Castilho